História

It's only fair to share...Share on Facebook135Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Print this pageEmail this to someone

O Atlético Clube Alfenense foi fundado a 22 de Dezembro de 1967. O Clube tem a sua sede e as suas instalações sociais e desportivas na Rua das Passarias, nº 616, na cidade de Alfena, concelho de Valongo.

O Clube tem por fins a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados e de toda a população local.

Equipado com excelentes instalações, o Complexo Desportivo do Atlético Clube Alfenense que inclui:

  • Um Pavilhão Gimnodesportivo de piso sintético com capacidade para cerca de 700 espectadores sentados, que permite a pratica de modalidades tão diversas como Andebol, Basquetebol, Futsal ou Voleibol.
  • Três courts de ténis descobertos em piso rápido com iluminação artificial, um dos quais com uma parede bate bolas.
  • Quatro campos de futebol, dois de futebol 11 dois de futebol de 5 sendo um deles coberto. Todos os campos estão equipados com relva sintética. O campo de futebol principal (futebol11) possui duas bancadas totalmente equipadas com cadeiras, uma das quais com cobertura.

A equipa de futebol sénior participa, esta época de 2016-2017, na 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto. O clube conta ainda com escalões de formação que vão das escolas aos juniores.

O clube tem ainda uma Academia de Futebol desde os 6 aos 13 fruto de um protocolo celebrado com o Sporting Clube de Portugal no qual resulta a Academia do Sporting Alfena.

Mais nem só de futebol vive o Alfenense, para além do futebol, o atletismo também tem grande impacto no seio do clube com alguns atletas tendo chegado a participar na selecção portuguesa. O expoente máximo foi a participação em duas Olimpíadas (Barcelona 92 e Atlanta 96), nos 50km marcha, de José Magalhães, atleta que também se sagrou campeão europeu e mundial de Veteranos, ainda na marcha atlética.

Ténis e Basquetebol são modalidades praticadas há já muito tempo no Alfenense e para as quais o clube tem excelentes infra-estruturas.

Estas modalidades são igualmente reconhecidas pelo importante contributo a nível de formação.

Nos últimos anos tem crescido também a secção de futsal, no inico no sector feminino onde conta com uma equipa senior, e neste momento também com uma equipa senior e outra veterana no masculino.

Em termos de modalidades de ginásio o clube também tem tido um forte crescimento contando neste momento com muitos atletas na modalidade de danças e Karaté.

O clube possui ainda a modalidade de Xadrez com muita tradição no clube.

Deixe uma resposta